PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Itaitinga, Aquiraz e Maracanaú registram maiores acumulados entre sábado (9) e domingo (10)

10 de março de 2019 - 11:00 # # # #

Todos os postos de Fortaleza registraram chuvas entre a manhã de sábado e a de domingo (FOTO: Felipe Lima/Funceme)

Postos de Fortaleza registraram chuvas entre a manhã de sábado e a de domingo (FOTO: Felipe Lima/Funceme)

Balanço parcial de postos com chuva informados neste domingo (10) indica que houve registros em, pelo menos, 51 municípios do Ceará. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os maiores acumulados foram observados em Itaitinga (90 mm), Aquiraz (82 mm) e Maracanaú (74 mm).

As maiores chuvas do intervalo entre as 7h deste sábado (9) e as 7h de hoje foram registradas, justamente, naquelas áreas indicadas pela Funceme na previsão de ontem.

Na Capital, foram registradas chuvas de 30,2 milímetros (Castelão), 29,9 mm (Messejana) e 19,6 mm (Pici). Para observar a atualização dos dados, basta acessar a página www.funceme.br/calendario.

Para acompanhar as chuvas em tempo real, acesse o link www.funceme.br/radar ou ainda é possível acompanhar por meio do aplicativo Funceme Tempo, disponível para Android e iOs.

Previsão

Para hoje, os modelos numéricos de previsão do tempo continuam indicando chuva para as regiões do centro-norte do Ceará. As análises dos meteorologistas da Funceme mostram que, para este domingo e os próximos dias, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deverá permanecer próxima do norte do Nordeste brasileiro e a confluência dos ventos alísios (cenário favorável à formação de nuvens convectivas) deverá permanecer sobre o Ceará, assim como entre os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, isto é, há cenário favorável para precipitações no centro-norte nos períodos tarde e noite.

Para esta segunda (11), a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Jaguaribana. Nas demais regiões, há possibilidade. Diante do cenário, a Funceme também reformou um aviso meteorológico para as defesas civil Estadual e Municipal de Fortaleza com validade para as próximas 24 horas. Para Região Metropolitana de Fortaleza, os acumulados mais consideráveis deverão ocorrer entre a madrugada e manhã desta segunda.