PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Amontada, no Litoral Norte, tem chuva de 122 milímetros

14 de março de 2019 - 10:52 # # # #

Em 24 horas, choveu em mais de 120 municípios do Ceará (FOTO: Marciel Bezerra)

Em 24 horas, choveu em mais de 120 municípios do Ceará (FOTO: Marciel Bezerra)

O município de Amontada, localizado no Litoral Norte, registrou, no intervalo entre as 7h desta quarta (13) e as 7h desta quinta-feira (14), a maior chuva do Ceará, com 122 milímetros. O dado é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

De acordo com o relatório pluviométrico da Funceme, o registro da Amontada foi o maior do município registrado em 2019. Até então, o maior acumulado havia sido observado em no dia 3 de março, com 107 milímetros, no posto Icaraí de Amontada.

O balanço ainda em construção das precipitações do intervalo de 24 horas citado aponta registros em mais de 100 municípios. Entre os cinco maiores, além do observado em Amontada, estão Horizonte (Posto Horizonte – 65 mm), São Luís do Curu (Posto São Luís do Curu – 64 mm), Bela Cruz (Posto Bela Cruz – 63 mm) e Caucaia (Posto Sítios Novos – 62 mm). Em Fortaleza, a maior chuva foi registrada no posto Messejana, com 48,8 milímetros.


Para acompanhar a atualização dos dados, basta visitar o endereço www.funceme.br/calendario ou ainda baixar o aplicativo gratuito ‘Calendário de Chuvas’, disponível para todas os sistemas operacionais.

O que significa 122 milímetros de chuva?

Significa que um volume de 122 litros de água precipitou-se sobre uma área de um metro quadrado. Nesse caso, a água da chuva alcança uma altura de 122 milímetros. Normalmente, a Funceme fornece os dados de sua rede pluviométrica convencional, que considera o volume acumulado em 24 horas (das 7h da manhã de um dia até às 7h da manhã do dia seguinte). Este observado é intenso? Para apontar isto, é preciso observar que os efeitos de uma chuva, tais como transtornos devido a alagamentos, deslizamentos de terra e outros, são maiores quanto menor for o tempo em que a chuva cair. Assim, por exemplo, uma chuva de 122 milímetros observada em um período de 6 horas provoca menos transtornos do que se fosse registrada em apenas uma hora.

Previsão do tempo

Para hoje, a previsão é de céu nublado com eventos de chuva em todas as regiões, o que significa que, para o período de validade da previsão (próximas 48 horas) o céu deverá se apresentar com completa cobertura de nuvens (sem aberturas) e com ocorrência de precipitações intermitentes em mais de 50% (metade) da área sob previsão.

Na sexta-feira (15), neste momento, avalia-se que haverá persistência do cenário favorável a chuvas em todo o Ceará, porém, com melhores condições para o oeste e sul do Estado, onde estão localizadas as regiões do Litoral Norte, Ibiapaba, Cariri, Sertão Central e Inhamuns.

As chuvas mais recentes estão associadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que encontra-se próxima à costa norte do Ceará.

Apesar da previsão do tempo indicada nesta manhã para hoje e os próximos dias, é importante realizar o acompanhamento das atualizações feitas duas vezes ao dia por meio da site da Funceme ou ainda pelo aplicativo Funceme Tempo.