PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Santana do Cariri e municípios do Litoral Norte registram chuvas de mais de 100 milímetros

22 de março de 2019 - 08:10 # # # #

áreas localizadas no noroeste do Estado foram beneficiadas com fortes chuvas (FOTO: Marcel Farias)

Áreas localizadas no noroeste do Estado foram beneficiadas com fortes chuvas (FOTO: Marcel Farias)

Municípios do Litoral Norte do Ceará e Santana do Cariri, localizado no extremo sul do Estado, registraram as maiores chuvas do intervalo entre as 7h desta quinta (21) e as 7h desta sexta-feira (22), segundo balanço ainda parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Com 160 milímetros, além do maior acumulado do intervalo de 24 horas, a chuva mais recente de Santana do Cariri foi a 2ª maior da história do município, conforme relatório pluviométrico da Funceme. Observa-se ainda sendo este como o 5º maior de 2019.

Na previsão do tempo emitida nesta quinta para esta sexta-feira, já havia indicação de chuvas no Litoral Norte e também da Ibiapaba, que, até o início desta manhã, havia informado Carnaubal (64,6 mm), Croatá (57 mm) e Guaraciaba do Norte (45 mm) sendo os maiores acumulados daquela área.

Já na macrorregião do Litoral Norte, os municípios de Barroquinha (137,2 mm), Bela Cruz (125 mm), Granja (111 mm) e Jijoca de Jericoacoara (103 mm) registraram as demais precipitações intensas entre as manhãs de ontem e de hoje.

Até este momento, a rede de observadores da Funceme informou registros em, pelo menos, 116 municípios. O Calendário de Chuvas é atualizado ao longo de todo o dia e, para acompanhar, basta acessar o link www.funceme.br/calendario ou ainda obter informações por meio do aplicativo de mesmo nome, disponível gratuitamente para iOs e Android.

Capital

De acordo com os meteorologistas da Funceme, a atividade convectiva (processo físico de formação de nuvens de chuva) da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aumentou de ontem pra hoje, cenário que contribuiu para precipitações logo no começo da manhã desta sexta-feira (22).

No que se refere ao acumulado de 24 horas, o maior observado na Capital foi no posto pluviométrico do bairro Pici, com 68,8 milímetros.

Previsão atualizada

Para esta sexta-feira (22), a previsão é de céu nublado com eventos de chuva em todo o Ceará. Para o sábado (23), o cenário indicado é o mesmo.

FIQUE ESPERTO! A previsão do tempo indicada nesta manhã para hoje e os próximos dias pode sofrer alterações, assim, é importante realizar o acompanhamento das atualizações realizadas pelos meteorologistas. Para tomar conhecimento, basta acessar o site da Funceme ou ainda baixar o aplicativo Funceme Tempo.