PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Sábado de nebulosidade variável com eventos de chuva na faixa litorânea, Maciço de Baturité e na Ibiapaba; precipitações isoladas nas demais áreas

5 de abril de 2019 - 07:27 # # # #

Para Fortaleza, a previsão indicada ontem era de nebulosidade variável com chuva (FOTO: Carlos Henrique)

Para Fortaleza, a previsão indicada ontem era de nebulosidade variável com chuva (FOTO: Carlos Henrique)

A previsão do tempo para este sábado (6) é nebulosidade variável com eventos de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba, conforme análise da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) realizada na manhã de hoje.

Conforme análise da imagem de satélite, observava-se, sobre o território do Ceará, nebulosidade principalmente sobre a porção ao norte. Ela estaria relacionada à instabilidade causada pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está posicionada próximo ao norte do Nordeste. Já no leste da região, os meteorologistas observam a presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN). Esses sistemas estão contribuindo para a ocorrência de precipitações.

Diante do então cenário, a cobertura de nuvens será variada ao longo do dia e as precipitações deverão atingir mais de 50% das áreas sob previsão citadas acima. Já naquelas indicadas como tendência a chuvas isoladas, a precipitações deverão atingir de 20% a 50% do território.

Para o domingo (7), a tendência é de nebulosidade variável com eventos de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, na Jaguaribana e na Ibiapaba. Nas demais áreas, chuvas isoladas.

Balanço

No que se refere ao intervalo entre 7h desta sexta (5) e as 7h desta sábado, a maior precipitação informada foi de 70,8 milímetros em Crateús. Os dados ainda são preliminares e serão atualizados ao longo do dia. Para acompanhar, acesse www.funceme.br/calendario.