PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Itapipoca, no Litoral do Pecém, registra maior chuva do Ceará entre quarta (10) e quinta-feira (11)

11 de abril de 2019 - 09:00 # # # #

Itapipoca, situada na macrorregião do Litoral do Pecém, registrou, no intervalo entre as 7h desta quarta (10) e as 7h desta quinta-feira (11), a maior precipitação do Ceará, segundo balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Naquele município, foi registrada chuva de 122,6 milímetros no posto pluviométrico sede, que fica localizado em uma área mais central. Tal observado entrou para a lista dos maiores do ano, que tem, no topo, os 173 mm registrados entre os dias 21 e 22 de março no posto Fazenda Lagoa das Mercês.

Também com mais 100 milímetros, o município de Amontada, no Litoral Norte, teve chuvas expressivas entre ontem e hoje. Foram registrados acumulados de 121 e 113 mm nos postos pluviométricos de Icaraí de Amontada e Barra das Moitas, respectivamente.

Desde o mês de janeiro, período ainda da Pré-Estação, Amontada registra precipitações acima da média, o que não vinha acontecendo de forma contínua nos últimos anos, apesar de estar localizada em uma área propícia às chuvas, que é o Litoral Norte.

“Amontada está na porção do estado mais ao norte, facilitando, com isso, ser mais facilmente alcançada pelas áreas de instabilidade associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Antes de conseguir alcançar áreas mais ao sul do estado, a ZCIT trás chuvas primeiro para esta porção do Ceará. Ocorre também, no norte do estado e próximo ao litoral, a formação de linhas de instabilidade, à tarde, associadas à brisa marítima e que são fortalecidas pela ZCIT quando esta se encontra junto ao litoral. Entre a madrugada e a manhã a brisa terrestre pode ser fortalecida pela ZCIT trazendo mais precipitações para o litoral. Aspectos locais também favorecem uma maior precipitação, tais como presença de relevo mais pronunciado (serras e chapadas, por exemplo)”, explica o meteorologista da Funceme Raul Fritz.

No balanço parcial das 24 horas recentes, há indicação de registros de chuvas em, pelo menos, 39 municípios. Para acompanhar as atualizações, basta acessar o link www.funceme.br/calendario ou ainda consultar informações pelo aplicativo gratuito ‘Calendário de Chuvas’, disponível para Android e iOs.

SITUAÇÃO HÍDRICA

Apesar do começo de abril chuvoso, dos 155 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 80 estão com volume abaixo dos 30%. O Castanhão, maior açude do Ceará, apresenta apenas 4,84% de sua capacidade total.

PREVISÃO DO TEMPO

Para esta quinta, a Funceme prevê nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte do estado. Nas demais áreas, chuvas isoladas.

Já para esta sexta-feira (12), quando o cenário meteorológico indica condições mais favoráveis para o estado como um todo, a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as macrorregiões.

Na tarde de hoje, os meteorologistas realizarão uma nova rodada de observação para indicar, se necessário, mudanças na previsão indicada nesta manhã.