PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Fim de semana terá nebulosidade variável com eventos de chuvas em todas as macrorregiões do Ceará

13 de abril de 2019 - 09:24 # # #

Isto indica que a cobertura de nuvens será variada ao longo do dia e as áreas terão precipitações em mais de 50% do território, também de forma irregular ao longo do dia. É importante destacar que, apesar de uma macrorregião apresentar condições de chuvas, nem todos os municípios terão registros.

Território do Ceará segue com condições de chuva, aponta previsão (FOTO: Marciel Bezerra)

Território do Ceará segue com condições de chuva, aponta previsão (FOTO: Marciel Bezerra)

A previsão do tempo para este fim de semana indica nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as macrorregiões do Ceará, conforme análise das condições atmosféricas realizada na manhã deste sábado (13) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Neste momento, após avaliação de imagem de satélite, os meteorologistas da Funceme reforçam que o cenário que havia sido indicado nesta sexta (12) persiste. Há nuvens sobre o litoral do Ceará devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se encontra junto ao norte do Nordeste. No oceano Atlântico, próximo ao litoral da Bahia, observa-se um Cavado de Altos Níveis (CAN). A variação no posicionamento desses dois sistemas meteorológicos deve contribuir para ocorrência de chuva nas macrorregiões cearenses.

Diante de tal cenário, a previsão para hoje e este domingo (14) é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as macrorregiões. Isto indica que a cobertura de nuvens será variada ao longo do dia e as áreas terão precipitações em mais de 50% do território, também de forma irregular ao longo do dia. É importante destacar que, apesar de uma macrorregião apresentar condições de chuvas, nem todos os municípios terão registros.

BALANÇO

Desde a madrugada, a rede de radares mantida pela Funceme indica chuvas ao longo da faixa litorânea, incluindo a macrorregião do Litoral de Fortaleza. Já no balanço parcial referente ao intervalo entre as 7h de ontem e as 7h de hoje, a Capital teve registros em, pelo menos, três dos seus quatro postos pluviométricos: Castelão (15,4 mm), Fundação Maria Nilva/Água Fria (14,4 mm) e Pici (12,8 mm). Os meteorologistas avaliam que, apesar do céu mais claro já nesta manhã, há condições para precipitações no centro-norte do estado entre os períodos das tarde e noite.

Até o momento, foram informados registros em 48 municípios, sendo os maiores acumulados em Itapipoca (42 mm), Chaval (33 mm) e Granja (30 mm). O balanço das 24 horas é parcial e segue em atualização ao longo do dia. Para acompanahr, basta acessar o link www.funceme.br/calendario ou por meio do aplicativo ‘Funceme Tempo’.