Domingo tem previsão de céu nublado com eventos de chuva no centro-norte; no sul, nebulosidade variável

14 de abril de 2019 # # #

Fortaleza registra chuva desde o início da madrugada deste domingo (FOTO: Bruno Dias)

Fortaleza registra chuva desde o início da madrugada deste domingo (FOTO: Bruno Dias)

A previsão do tempo para este domingo (14) indica céu nublado com eventos de chuva no centro-norte e nebulosidade variável com eventos de chuva mais ao sul do Ceará, conforme análise das condições atmosféricas realizada na manhã de hoje pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Neste momento, imagem de satélite mostra nebulosidade sobre todo o Ceará, principalmente no centro-norte. Estas nuvens estão associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se encontra junto ao norte da região Nordeste. Entre o oceano Atlântico e parte da área continental, observa-se a presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN). A atuação desses dois sistemas meteorológicos contribui para ocorrência de chuva nas macrorregiões cearenses.

Diante de tal cenário, para hoje, o céu terá cobertura completa de nuvens -no centro-norte – e as precipitações atingiram mais de 50% do território sob previsão. Já na porção sul do Ceará, a cobertura de nuvens será variada ao longo do dia. É importante destacar que, apesar de uma macrorregião apresentar condições de precipitações, nem todos os municípios terão registros.

BALANÇO

Desde a madrugada, a rede de radares mantida pela Funceme indica chuvas ao longo da faixa litorânea, incluindo a macrorregião do Litoral de Fortaleza. Já no balanço parcial referente ao intervalo entre as 7h de ontem e as 7h de hoje, a Capital teve registros em, pelo menos, três dos seus quatro postos pluviométricos: Pici (49 mm), Castelão (36,3 mm) e Messejana (31 mm). Os dados são preliminares e serão atualizados ao longo do dia.

Até o momento, foram informados registros em 73 municípios, sendo os maiores acumulados em Acaraú (Posto Aranau – 70 mm), Acaraú (Posto Sede – 62,4 mm) e Paracuru (Posto Jardim do Meio – 61 mm). Para acompanhar as atualizações, basta acessar o link www.funceme.br/calendario ou por meio do aplicativo ‘Funceme Tempo’.