PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Com 148,4 mm, Fortaleza registra sua maior chuva de 2019

15 de abril de 2019 - 10:12 # #

A Capital, como de costume, vem apresentando bons índices de chuva neste período (FOTO: Bruno Dias)

A Capital, como de costume, vem apresentando bons índices de chuva neste período (FOTO: Bruno Dias)

Fortaleza registrou, no intervalo entre as 7h deste domingo (14) e as 7h desta segunda-feira (15), a maior chuva do município em 2019. O observado no posto pluviométrico Fundação Maria Nilva/Água Fria foi de 148,4 milímetros, conforme balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Até o intervalo das últimas 24 horas, a maior precipitação registrada neste ano na Capital era de 120 mm, observado entre os dias 23 e 24 de fevereiro. Na ocasião, 120,3 mm no posto do Castelão.

Além do observado no posto da Água Fria, os demais pluviômetros da Capital também registram chuvas: Pici (65 mm), Messejana (45,4 mm) e Castelão (39,4 mm). Em todo o estado, os dados preliminares apontam, neste momento, registros em, pelo menos, 97 municípios.

As chuvas mais recentes sobre Fortaleza e o território do estado como um todo estão associadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de precipitações durante a quadra chuvosa. Além disto, a da presença de uma Cavado de Altos Níveis (CAN), que encontrava-se em posição favorável neste fim de semana, tem contribuído. Este último transformou-se em um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) já nesta segunda.

A previsão do tempo para esta segunda-feira (15) indica nebulosidade variável com eventos de chuva no litoral, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva. Já para esta terça (16), a indicação é semelhante.

Na tarde desta segunda, os meteorologistas da Funceme realizarão uma nova análise das condições atmosféricas para indicar, se necessário, mudanças na previsão do tempo para os próximos dias.