Quarta segue com nebulosidade variável e eventos de chuvas no litoral, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba

17 de abril de 2019 # # # # #

Em Fortaleza, chuvas são registradas desde o início da manhã (FOTO: Felipe Lima)

Em Fortaleza, chuvas são registradas desde o início da manhã (FOTO: Felipe Lima)

O Ceará segue com previsão de nebulosidade variável com eventos de chuva no litoral, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba para esta quarta-feira (17). No Sertão Central e Inhamuns, chuvas isoladas. E, nas demais regiões, há possibilidade. A análise foi realizada na manhã de hoje pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Conforme análise de imagem de satélite, há nuvens sobre o Ceará. Elas estão associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se encontra no norte do Nordeste. A atuação deste sistema vem colaborando para uma maior ocorrência de precipitações nas macrorregiões localizadas ao norte do estado.

Ao longo de hoje, a expectativa é que o estado como um todo tenha cobertura variada de nuvens e, nas áreas indicadas com eventos de chuva, as precipitações deverão chegar em mais de 50% do território. No Sertão Central e Inhamuns, as chuvas deverão chegar de 20% a 50% (chuvas isoladas). Nas demais, entre 5% e 20% da área sob previsão. Tais precipitações não se comportarão de forma contínua.

Já para esta quinta-feira (18), nebulosidade variável com eventos de chuvas no centro-norte. No sul, há possibilidade de chuva.

Na tarde de hoje, os meteorologistas da Funceme realizarão uma nova análise das condições atmosféricas para indicar possíveis alterações na previsão do tempo.

CALENDÁRIO DE CHUVAS

O balanço parcial referente ao intervalo entre as 7h de ontem e as 7h de hoje indica registros de chuva em, pelo menos, 71 municípios. Os maiores acumulados informados até o início da manhã desta quarta foram em Ibiapina (71 mm), Apuiarés (60,6 mm) e Horizonte (52 mm).

Os dados das 24 horas são preliminares parcial e seguem em atualização ao longo do dia. Para acompanhar, basta acessar o link www.funceme.br/calendario ou por meio do aplicativo ‘Calendário de Chuvas’.