PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Chove em mais de 90 municípios; litoral e mais três áreas do Ceará seguem mais favoráveis

24 de abril de 2019 - 06:00 # # # # #

áreas mais próximas do litoral seguem com padrão observado nos últimos dias (FOTO: Felipe Lima)

Áreas mais próximas do litoral seguem com padrão observado nos últimos dias (FOTO: Felipe Lima)

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica, na previsão do tempo para esta quarta-feira (24), nebulosidade variável com com eventos de chuva na faixa litorânea, Ibiapaba, região Jaguaribana e também no Maciço de Baturité. Nas demais áreas, as condições de tempo apontam para chuvas isoladas.

Em análise realizada na manhã de hoje, os meteorologistas da Funceme apontaram que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre e principal sistema indutor de precipitações neste período do ano, segue próximo ao norte da região Nordeste. Tal situação vem favorecendo às chuvas em todo o estado, porém, beneficiando mais a porção norte.

No atual cenário, a cobertura de nuvens segue sendo variada, ou seja, não constante. Além disto, naquelas áreas sob previsão de eventos de chuva, as precipitações se darão em mais de 50% do território, isto é, sem, obrigatoriamente, atingir todos os municípios. Já nas macrorregiões com chuvas isoladas, as chuvas deverão cair de 20% a 50% da área.

Para esta quinta-feira (25), a previsão, neste momento, é de nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte e, no sul, possibilidade. Os resultados de modelos numéricos apontam para acumulados mais expressivos entre amanhã e sexta-feira (26), principalmente próximo à faixa litorânea.

Na tarde desta quarta, a Funceme realizará uma nova análise das condições atmosféricas para indicar, se necessário, mudanças na previsão divulgada na manhã de hoje.

BALANÇO

No balanço parcial referente às chuvas do intervalo entre as 7h desta terça e as 7h de hoje, há registros, até este momento, em, pelo menos, 93 municípios. Os maiores acumulados foram em Catarina (65 mm),Itapipoca (50,4 mm), Tarrafas (43 mm), Pacoti (42,6 mm) e Tauá (40,4 mm).

Os dados são preliminares e atualizados ao longo do dia. Para acompanhar, basta acessar www.funceme.br/calendario ou ainda conferir todos os detalhes pelo aplicativo ‘Calendário de Chuvas. É gratuito.