PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Após feriado, previsão aponta chuvas isoladas no litoral, na Serra da Ibiapaba e no Maciço de Baturité

2 de maio de 2019 - 10:01 # # # #

WhatsApp Image 2Apesar da redução aponta pelos modelos numéricos, as macrorregiões localizadas mais ao norte do Ceará seguirão sob previsão de chuvas (FOTO: Marciel Bezerra)

Apesar da redução aponta pelos modelos numéricos, as macrorregiões localizadas mais ao norte do Ceará seguirão sob previsão de chuvas (FOTO: Marciel Bezerra)

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) atualizou, na manhã desta quinta-feira (2), a previsão do tempo para hoje e os próximos dois dias.

Após o feriado chuvoso, a tendência, para esta quinta é de chuvas isoladas no litoral, na Serra da Ibiapaba e no Maciço de Baturité, isto é, nas áreas indicadas, as precipitações deverão chegar somente entre 20% e 50% dos territórios. Nas demais regiões, nebulosidade variável.

Este cenário apontado para hoje se deve ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que deverá ficar mais afastada da costa norte do Nordeste em relação aos dias mais recentes.

“Embora isso ocorra, os modelos seguem indicando sinais de chuva até, pelo menos, o próximo sábado, mas são acumulados menores do que os observados no início da semana. O perfil de umidade previsto para estes três dias é mais seco em praticamente todas as regiões, principalmente no interior”, comenta o meteorologista da Funceme Raul Fritz.

Para esta sexta-feira (3), a previsão, neste momento, é de possibilidade de chuva na faixa litorânea e, nas demais regiões, nebulosidade variável. Já para o domingo (4), observa-se a tendência de redução e a indicação é de possibilidade de chuva na faixa litorânea.

BALANÇO

No que se refere ao intervalo entre as 7h desta quarta (1º) e as 7h de hoje, o balanço parcial informa registros de chuva em, no mínimo, 110 municípios, com os maiores acumulados em Aquiraz (80 mm), Cascavel (67 mm) e Ibiapina (60,5 mm).

Os dados são preliminares e podem ser acompanhados por meio do link wwww.funceme.br/calendario ou ainda por meio do aplicativo ‘Calendário de Chuvas’, disponível para Android e iOs.