Segunda chega com condições reduzidas de chuvas, mas cenário fica mais favorável para o centro-sul a partir de terça (14)

13 de maio de 2019 # # # #

Poucos áreas apresentam condições mínimas de chuva, segundo previsão do tempo (FOTO: Reprodução/Kirsten Evers)

Poucos áreas apresentam condições mínimas de chuva, segundo previsão do tempo (FOTO: Reprodução/Kirsten Evers)

Após o fim de semana de chuvas escassas no Ceará, conforme apontou a previsão do tempo elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a segunda (13) chega também com cenário desfavorável às precipitações. Porém, a partir desta terça-feira (14), áreas do centro-sul do estado devem apresentar melhores condições.

Neste momento, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue mais ao norte da região Nordeste e próximo aos estados do Maranhão e do Pará, o que dificulta a formação de chuvas sobre o Ceará. Além disto, o perfil de umidade sobre, praticamente todo o território do estado, encontra-se seco.

Diante disto, a previsão para esta segunda é de possibilidade de chuva no Litoral Norte e na Serra de Ibiapaba. Nas demais áreas, nebulosidade variável. Já para esta terça, a indicações dos meteorologistas da Funceme é de nebulosidade variável com chuva isolada no centro-sul do estado e possibilidade nas demais.

O cenário de melhoria previsto para amanhã se dá pelo deslocamento de um Cavado de Altos Níveis (CAN), que encontra-se sobre uma área entre o oceano e o leste da Bahia. Os modelos apontam que a borda dele ficará mais próximo ao Ceará, podendo proporcionar precipitações para o centro-sul, incluindo a macrorregião do Cariri