PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Semana começa com chuvas mais de 90 municípios do Ceará

20 de maio de 2019 - 09:05 # # # # #

Com 95,4 milímetros, Itapipoca, na macrorregião do Litoral do Pecém, registra maior acumulado de maio deste ano

O início da semana chega com registros de precipitações em, pelo menos, 93 municípios, segundo dados preliminares do Calendário de Chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Os maiores acumulados do intervalo entre as 7h deste domingo (19) e as 7h desta segunda-feira (20) foram registrados em Itapipoca (Posto Praia da Baleia: 95,4 mm) e Fortaleza (Água Fria: 80 mm). Neste intervalo recente de 24 horas, as chuvas ficaram concentradas em áreas do centro-norte do estado, principalmente ao longo da faixa litorânea.

O observado em Itapipoca, município localizado na macrorregião do Litoral do Pecém, foi, inclusive, o maior de maio de 2019. Até então, o registro de 80 milímetros em Aquiraz, entre os dias 1º e 2, era o maior deste mês.

Capital

Após um fim de semana de céu mais claro, Fortaleza também voltou a registrar chuvas entre ontem e hoje. Além dos 80 mm no posto pluviométrico da Água Fria, houve registro de 63,8 no Pici; 50,9 mm,  no Castelão, e, em Messejana, o observado foi de 20,4 milímetros.

Previsão do tempo

Para esta segunda, a previsão do tempo atualizada na manhã de hoje indica céu nublado com eventos de chuva (precipitações em mais de 50% da área)no litoral, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba.  Nas demais regiões, nebulosidade variável. Já para esta terça-feira (21), nebulosidade variável com chuva isolada (precipitações de 20% a 50% da área) no centro-norte do estado. No sul, há possibilidade de chuva.