PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Atuação de Ondas de Leste deve proporcionar chuvas entre quarta e quinta-feira, aponta previsão do tempo

29 de maio de 2019 - 11:03 # # # #

Atuação do sistema meteorológico pode contribuir para chuvas no estado

Em destaque, o atual posicionamento do DOL (FOTO: Reprodução/CPTEC)

Em destaque, o atual posicionamento do DOL (FOTO: Reprodução/CPTEC)

O Ceará deverá receber influência de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL) entre a noite desta quarta (29) e a manhã desta quinta-feira (30). O cenário previsto poderá trazer chuvas para a faixa litorânea, principalmente.

De acordo com análise das condições de tempo realizada na manhã de hoje pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão é de nebulosidade variável com chuvas isoladas no litoral, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba e na região Jaguaribana. Nas demais regiões, a cobertura de nuvens também será variada, mas sem expectativa de precipitações. Para amanhã, a previsão é semelhante.

A ação do DOL sobre o Nordeste e, consequentemente sobre o estado, deverá trazer chuvas mais expressivas para as áreas mais próximas do litoral. Tal tendência, inclusive, foi repassada para as defesas civis Estadual e Municipal por meio de aviso meteorológico.

Sobre o DOL

Os Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL) – também chamados de Ondas de Leste – são perturbações no campo de vento e pressão que atuam na faixa tropical do globo terrestre, em área de influência dos ventos alísios, que se deslocam desde a costa da África até o litoral leste do Brasil.

O fenômeno é comum nesta época do ano e costuma contribuir para chuvas nos estados do leste do Nordeste e, eventualmente, trazendo precipitações para o Ceará.