Atuação de Ondas de Leste segue proporcionando chuvas no norte do Ceará; veja previsão atualizada

30 de maio de 2019 # # #

Fortaleza registrou principais acumulados em 24 horas (FOTO: Marciel Bezerra)

Fortaleza registrou principais acumulados em 24 horas (FOTO: Marciel Bezerra)

A atuação de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL) sobre o norte do Nordeste, conforme previsto pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) entre a noite desta quarta (29) e a manhã desta quinta-feira (30), trouxe precipitações para áreas mais próximas do litoral do Ceará.

No intervalo entre as 7h de ontem e as 7h de hoje, o balanço parcial de registros indica precipitações em, pelo menos, 39 municípios. Os maiores acumulados informados até o fim desta manhã foram em postos pluviométricos de Eusébio (72 mm) e de Fortaleza, sendo 47,8 no Pici e o mesmo valor no Castelão.

Durante análise das condições de tempo realizada da manhã de hoje, os meteorologistas da Funceme reforçaram que o sistema seguirá proporcionando cenário favorável às chuvas. O DOL deve trazer chuva principalmente para a parte norte do estado. Já a parte sul do estado, deve ficar com condições mais  estáveis.

Para esta quinta, a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva no litoral, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Na região Jaguaribana, há possibilidade de chuva. Nas demais regiões, nebulosidade variável

Já para esta sexta (31), a tendência é de possibilidade de chuva no litoral e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, nebulosidade variável.

Sobre o DOL

Os Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL) – também chamados de Ondas de Leste – são perturbações no campo de vento e pressão que atuam na faixa tropical do globo terrestre, em área de influência dos ventos alísios, que se deslocam desde a costa da África até o litoral leste do Brasil.

O fenômeno é comum nesta época do ano e costuma contribuir para chuvas nos estados do leste do Nordeste e, eventualmente, trazendo precipitações para o Ceará.