PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Postos pluviométricos de Fortaleza e Aquiraz têm chuvas expressivas nas últimas 24 horas

14 de junho de 2019 - 08:09 # # #

Os municípios localizados na área do centro-norte do Ceará seguem registrando as chuvas mais expressivas do estado. Conforme balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), postos pluviométricos de Fortaleza e Aquiraz tiveram os maiores acumulados entre quinta (13) e esta sexta-feira (14).

Na Capital, onde a maior precipitação entre as 7h de ontem e as 7h de hoje foi registrada, o acumulado foi de 99 milímetros no posto pluviométrico de Messejana. Já no posto Fundação Maria Nilva/Água Fria, o observado foi de 82 mm. Aquiraz teve 84 mm no seu posto sede e ainda 79 mm no Sítio Sapucaia Fagundes. No balanço até o início desta manhã, já há informação de registros em, pelo menos, 86 municípios.

Ondas de Leste

O Ceará vai registrando seu terceiro dia consecutivo de precipitações expressivas. Tais acumulados têm sido concentrado, principalmente, nas áreas vizinhas ao litoral. O cenário é associada à atuação de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), também conhecido por Ondas de Leste.

O DOL é um sistema atmosférico típico deste período do ano e provoca chuvas mais intensas nos estados do leste da região Nordeste, como Pernambuco e  Paraíba. Quando sua atuação é mais expressiva, acaba trazendo chuvas para o Ceará também. Junhoe junho é conhecido por Pós-Estação.

“Com o afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), se inicia o período caracterizado por uma sensível e progressiva redução do volume médio mensal das chuvas no estado. Em junho, o leste do Ceará e o litoral podem receber algumas chuvas, em geral rápidas e não muito intensas, provenientes do leste do Nordeste”, explica o pesquisador da Funceme, Raul Fritz.