Fim de semana será de céu variando entre parcialmente nublado e  claro; Litoral de Fortaleza tem possibilidade de chuva nesta sexta

5 de julho de 2019 # # #

Neste momento, não há sistemas indutores de chuva que possam colaborar com precipitações sobre o Ceará (FOTO: Liduína Gomes)

Neste momento, não há sistemas indutores de chuva que possam colaborar com precipitações sobre o Ceará (FOTO: Liduína Gomes)

O fim de semana no Ceará terá predomínio de céu variando entre parcialmente nublado e claro em todas as macrorregiões, conforme previsão do tempo elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Apesar do cenário menos propício a chuva entre sábado e domingo, nesta sexta-feira (5), a tendência é de possibilidade de precipitações no Litoral de Fortaleza, macrorregião que agrega a Capital e municípios da Região Metropolitana. Este cenário se dá pela instabilidade atmosférica que tende a se deslocar em direção ao continente, principalmente, sobre o litoral cearense e áreas próximas. 

No mês de julho, segundo do período de Pós-Estação no Ceará, as chuvas são, historicamente, ainda mais escassas em relação a junho. A média do atual mês é de apenas 15,4 mm para o território como um todo.

Balanço

No que se refere ao intervalo entre as 7h desta quinta (4) e as 7h de hoje, o balanço parcial aponta registros de chuva em, pelo menos, 7 municípios. Os acumulados principais foram em Aquiraz (5 mm), Ibiapina (4 mm) e Tauá (3.4 mm).