Jaguaribe registra rajadas de vento de quase 80 km/h, indica Funceme

21 de outubro de 2019 # #

Jaguaribe, localizado na região Jaguaribana, registrou, na tarde deste domingo (20), rajadas de vento de 78,8 km/h. Conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e do Instituto Nacional de e Meteorologia (Inmet), este foi o valor mais extremo do município em 2019.

De acordo com o meteorologista Raul Fritz, em conformidade com a previsão do tempo indicada pela Funceme na última sexta (18), o município apresentava condições de chuva devido a áreas de instabilidade que se formaram a leste do Nordeste e chegaram à região.

“Como a instabilidade atmosférica estava acentuada, nuvens muito desenvolvidas da base até o topo, as típicas cumulonimbus, provocaram chuvas acompanhadas de rajadas. Apesar de serem rápidos, estes aumentos repentinos da velocidade do ventos, a  depender da intensidade, podem provocar danos, como aqueles observados em Jaguaribe”, explica o pesquisador.

Até este momento, o maior acumulado de chuva informado em Jaguaribe, no que se refere ao intervalo entre as 7h de ontem e as 7h desta segunda-feira (21), foi de 19,5 milímetros. Os dados serão atualizados ao longo do dia, para acompanhar, basta acessar funceme.br/calendario.