PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Faixa litorânea e Maciço têm chuvas nesta quarta-feira

11 de dezembro de 2019 - 11:15 # # #

Concentradas pela madrugada e manhã, precipitações aliviaram calor momentâneo no litoral FOTO: Érico Frota)

Concentradas pela madrugada e manhã, precipitações aliviaram calor momentâneo no litoral FOTO: Érico Frota)

A faixa entre os litorais de Fortaleza e do Pecém, em conformidade com a previsão do tempo emitida pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), amanheceu, nesta quarta-feira (11), com precipitações de intensidade variando entre leve e moderada.

As chuvas de hoje estão associadas à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cujo centro está sobre o Maranhão. Como sua borda leste está sobre o Ceará – região que favorece a convecção – áreas de instabilidade foram formadas, colaborando para as precipitações.

Imagem do VCAN, sobre o Maranhão, indicada por meio de modelo numérico (FOTO: Earth Nullscholl)

Imagem do VCAN, centro sobre o Maranhão, indicada por meio de modelo numérico (FOTO: Earth Nullscholl)

No balanço parcial, há registros de chuva em, pelo menos, três municípios, sendo os maiores acumulados em postos pluviométricos de Fortaleza: 20,8 mm na água Fria e 18 mm em Messejana. Com os acumulados, mesmo que não tão expressivos, a temperatura mínima da Capital chegou aos 23,1°C, menor registro no município este mês.

Previsão atualizada

De acordo com os meteorologistas da Funceme, ao longo desta quarta, a tendência é redução das precipitações no litoral e possibilidade na Ibiapaba. De forma geral, a tendência é de predomínio de nebulosidade variável sobre todo o território do Estado no decorrer do dia. Para amanhã, além da faixa litorânea, o Cariri deve ter possibilidade de precipitações.

Apesar da previsão do tempo emitida na manhã de hoje, a Funceme realizará novas análises das condições de tempo e, caso seja necessário, indicará atualizações no prognóstico indicado para esta quinta-feira.