PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Condições de tempo indicam chances reduzidas de chuva no 1º fim de semana de 2020

3 de janeiro de 2020 - 09:49 # # #

No sábado, o Litoral de Fortaleza e a Ibiapaba ainda podem receber chuva fraca (FOTO: Sebastien Gabriel)

No sábado, o Litoral de Fortaleza e a Ibiapaba ainda podem receber chuva fraca (FOTO: Sebastien Gabriel)

As condições favoráveis à chuva no Ceará reduziram entre quinta (3) esta sexta-feira (3), conforme análise realizada na manhã de hoje pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Neste momento, a tendência é predomínio de céu variando entre parcialmente nublado e claro em todo o território cearense.

Segundo os meteorologistas, o deslocamento do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) em direção ao leste do oceano Atlântico e a diminuição significativa na umidade relativa do ar deixaram o tempo mais seco e, consequentemente, reduzindo o cenário propício às precipitações. Porém, há uma Zona de Convergência de Umidade (ZCOU) situada ao sul da Bahia. Com a presença deste sistema, será possível a formação de áreas de instabilidades que deverão colaborar para ocorrência de chuva nas regiões de Ibiapaba, faixa litorânea, maciço de Baturité e no sul do Ceará neste sábado.

As chuvas esperadas devem ocorrer no final da tarde e noite, de intensidade fraca a moderada, estendendo-se para a madrugada de domingo (05), neste caso, apenas nas regiões da Ibiapaba e no sul.