PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Com mais de 1.700 estudantes em 2019, aulas de campo na Funceme crescem ano a ano; saiba como participar

2 de março de 2020 - 09:03 # # #

Alunos e alunas de diversas idades conhecem o mundo da ciência (FOTO: Arquivo/Funceme)

Alunos e alunas de diversas idades conhecem o mundo da ciência (FOTO: Arquivo/Funceme)

Muito além de desenvolver pesquisas, tecnologias, elaborar a previsão do tempo e do clima, realizar atividades voltadas para o meio ambiente, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) também se preocupa em levar o conhecimento para todas as idades.

Por meio da recepção de crianças, adolescentes e até mesmo adultos, o órgão cearense compartilha o conhecimento em visitas técnicas gratuitas que exploram o mundo da ciência. Em 2019, um total de 1.749 estudantes participaram das aulas de campo, o que representa uma aumento de 16,4% em relação ao ano de 2018, quando a Funceme recebeu 1.502 alunas e alunos.

No ano passado, maior parte dos alunos foi de escolas dos ensinos Fundamental e Médio, com 1.179 no total. Já entre os universitários, o número foi de 570.

Durante as visitas, os participantes têm acesso a palestras com especialistas das áreas de Meteorologia, Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Eles podem passear pela estrutura da instituição e ainda ter acesso às tecnologias usadas pelos especialistas para elaboração da previsão de tempo.

“Proporcionar aulas diferentes do que aquelas mais comuns, em salas de aula, tem sido muito importante para nós da Funceme, afinal, são estudantes de várias faixas etárias e também de distintos níveis de conhecimento. A gente se planeja para levar o melhor conteúdo para cada grupo”, comenta a ouvidora da Funceme, Ana Célia Belchior, que está à frente da atividade.

Não somente entre 2018 e 2019, mas ao longo dos últimos últimos, o número de estudantes que passaram pela Funceme durante as aulas de campo vem crescendo.

Em 2015, por exemplo, cerca de 500 crianças e jovens foram até o órgão para tirar dúvidas e adquirir novos conhecimentos. No ano seguinte, mais que duplicou: 1.246. E, em 2017, passou de 1.400.

Para 2020, após as férias escolares, já há agendamentos fechados.

Como participar

Para agendar uma visita, é simples. Basta acessar o formulário online disponível no site da Funceme, preencher os dados e aguardar o retorno.