PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Cariri concentra maiores chuvas do Ceará entre terça (17) e quarta-feira (18)

18 de março de 2020 - 10:51 # # # #

Em Juazeiro, o tempo ficou bem fechado. (FOTO: Antônio Rodrigues)

Em Juazeiro, o tempo ficou bem fechado. (FOTO: Antônio Rodrigues)

A macrorregião do Cariri concentrou as principais chuvas do Ceará entre as 7h da última terça (17) e 7h desta quarta-feira (18), de acordo com dados observados no balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O acumulado mais significativo foi observado no município de Lavras da Mangabeira, com 170 milímetros registrados no posto pluviométrico Iborepi.

O único município que não pertence à região do Cariri e está entre os principais acumulados das últimas 24 horas é Novo Oriente, na região do Sertão Central e Inhamuns. No posto Sede do município foram observados 102,5 mm. Ainda de acordo com informações preliminares da Funceme, o Ceará registrou chuvas em pelo menos 65 municípios dentro do período monitorado.

Confira as precipitações mais significativas das últimas 24 horas*:

– Lavras da Mangabeira (Posto Iborepi) : 170 mm;

– Novo Oriente (Posto Novo Oriente): 102,5 mm;

– Barro (Posto Brejinho) 97,2 mm;

– Milagres (Posto Comunidade Valdivino): 87,0 mm;

– Aurora (Posto Aurora) : 68,0 mm.

Previsão

De acordo com imagens de satélite observadas pela Funceme, as nuvens mais desenvolvidas — associadas à chuva — estão localizadas principalmente sobre a região sudeste do estado, onde fica o Cariri. Logo, esse ponto pode concentrar as maiores precipitações devido à formação de áreas de instabilidade originadas pelo posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Quarta – 18/03
Predomínio de nebulosidade variável com eventos de chuva no Cariri e no Sertão Central e Inhamuns. Nas demais regiões, chuva isolada.

Quinta – 19/03
Predomínio de nebulosidade variável com eventos de chuva no Cariri, no Sertão Central e Inhamuns, na Ibiapaba e no Litoral Norte. Nas demais regiões, chuva isolada.

Sexta – 20/03
Predomínio de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.