PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Ceará segue com cenário para chuvas reduzidas neste início de semana

23 de março de 2020 - 10:50 # #

Céu claro deverá se manifestar, principalmente, no período da tarde (FOTO: Darwis Alwan/Divulgação)

Céu claro deverá se manifestar, principalmente, no período da tarde (FOTO: Darwis Alwan/Divulgação)

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta um cenário com tendência de chuvas mais reduzidas para o começo desta semana no Estado, conforme análise das atuais condições de tempo e resultados de modelos numéricos de previsão.

A redução das precipitações se dá, especialmente, pelo afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de chuvas durante este período do ano. Essa tendência deverá persistir até o fim desta terça-feira (24).

Porém, a Funceme indica que o centro-sul do Estado, na área que compreende o Cariri e Sertão dos Inhamuns, principalmente no final da tarde e noite, poderá registrar acumulados isolados. Nas demais áreas, a Funceme aponta chances mais reduzidas, com precipitações atingindo de 5% a 20% dos territórios das macrorregiões.

Até quarta (25), o céu terá predomínio de nebulosidade variável, ficando mais claro no período da tarde em maior parte do Ceará.

Balanço

No intervalo entre as 7h deste domingo (22) e as 7h de hoje, a Funceme registrou, de forma preliminar, chuvas em apenas 16 municípios. Sem expressividade, os maiores acumulados foram em Aiuaba (50 mm), Catunda (27 mm) e Tauá (24,8 mm).

As informações são parciais e serão atualizadas ao longo do dia. Para acompanhar, basta acessar funceme.br/calendario.