PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Último fim de semana de março deve apresentar chuvas isoladas e concentradas no noroeste e região Jaguaribana

27 de março de 2020 - 18:49 # # # # #

Ibiapaba está entre as regiões com maiores chances de chuva (FOTO: Davi Freitas)

Ibiapaba está entre as regiões com maiores chances de chuva (FOTO: Davi Freitas)

O último fim de semana do mês de março deverá ser de chuvas mais escassas em maior parte do território cearense. De acordo com análise das condições atuais de tempo realizada na manhã deste sábado (28), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta que o noroeste e o sul do Estado tenderão a concentrar os maiores acumulados.

Atualmente, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) apresenta-se com fraca atividade convectiva, que é a formação de nuvens mais favoráveis a chuvas expressivas. Este padrão vem sendo observado nos últimos dias.

De acordo com a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, permanece, na altura do estado da Bahia, o sistema frontal estacionário que colaborou para precipitações no Ceará, mas sua atividade deve reduzir.

“Ela continua presente, no entanto, perdeu um pouco sua intensidade. Assim, a previsão para os próximos dias é de que haja uma redução nas chuvas, principalmente, entre sexta e sábado. Porém, observamos que a Ibiapaba e o Litoral Norte, que têm recebido chuvas consideráveis, permanecem com tendências favoráveis à continuidade, isso torna necessária a atenção, já que têm ocorrido alagamentos e enchentes”, reforça.

Hoje, o Ceará deverá apresentar predomínio de céu variando entre parcialmente nublado e claro ao longo do dia com chuvas isoladas na Ibiapaba e no Litoral Norte (noroeste do estado). Não estão descartados possíveis registros nas demais porções do estado, porém, a área de abrangência deve ser entre 5 e 20% de cada macrorregião.

Já no domingo (29), as condições não deverão ser tão diferentes, além do noroeste e sul, apenas a região Jaguaribana deverá ter um cenário relativamente melhor que no sábado.

Fortaleza e RMF

Para a Capital e RMF, que estão na área do Litoral de Fortaleza, são esperadas chuvas isoladas entre madrugada e manhã, sendo estes possíveis registros com intensidade de fraca a moderada.