PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Morada Nova, na região Jaguaribana, registra maior acumulado entre quarta e quinta-feira

16 de abril de 2020 - 10:06 # # # #

O estado do Ceará registrou chuvas em pelo menos 62 municípios entre as 7h da última quarta-feira (15) e 7h desta quinta-feira (16), de acordo com dados parciais observados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O município com o maior acumulado foi Morada Nova, com 49 milímetros registrados no posto pluviométrico Aruaru.

Na previsão do tempo realizada ontem (15), a Funceme já havia adiantado a probabilidade de um cenário mais favorável a chuvas na macrorregião Jaguaribana (onde fica localizada Morada Nova) devido a um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL) — ou Ondas de Leste.

Em relação à Zona de Convergência Intertropical (principal sistema indutor de chuvas no Ceará), a meteorologista da Funceme, Meiry Sakamoto, comenta que o posicionamento atual não deve ter influência nas chuvas pelos próximos dois dias. “A ZCIT encontra-se localizada ao norte da linha do Equador e assim não deve influenciar as condições do tempo no estado. Essa posição da ZCIT mais afastada do Nordeste deve persistir, pelo menos, pelas próximas 48 horas”, complementa Sakamoto.

A meteorologista da Funceme comenta também um comparativo dos acumulados de chuvas no Ceará nas últimas 48 horas. “Em comparação com as chuvas do dia de ontem, hoje nós tivemos uma distribuição um pouco mais uniforme das precipitações. O interessante é que vários desses registros ocorreram com volumes entre 25 mm e 50 mm, distribuídos em todas as regiões do Ceará”, finaliza Meiry Sakamoto.

As chuvas das últimas 24 horas banharam todas as regiões do estado, principalmente a Jaguaribana, Ibiapaba e Sertão Central e Inhamuns. No Litoral de Fortaleza, Beberibe registrou 26 mm no posto pluviométrico Sede; e a capital Fortaleza registrou 13 mm no posto da Água Fria.

Confira os principais acumulados das últimas 24 horas:

Morada Nova (Posto Aruaru): 49 mm;

Quixadá (Posto Açudes Pedras Brancas): 42.3 mm;

São Luís Do Curu (Posto São Luis do Curu): 42 mm;

Uruoca (Posto Uruoca): 36 mm;

Marco (Posto Panacui): 34.1 mm;

São Gonçalo Do Amarante (Posto Croatá) : 34 mm.

Previsão

Devido a áreas de instabilidades atmosféricas sobre o oceano Atlântico próximo da costa do Ceará (CE), associado ao Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), há previsão de chuvas isoladas para esta quinta-feira (16), com isso a cobertura do céu deverá ficar com nebulosidade variável em todo o período. Essa tendência deve continuar no período da madrugada e manhã da sexta-feira (17).

A tendência é que o fenômeno Ondas de Leste traga chuva, para o estado como um todo, principalmente na quinta-feira (16), devido à probabilidade de formação de áreas de instabilidade. Com isto, as precipitações mais intensas, devem acontecer principalmente na faixa litorânea, região Jaguaribana e no sul do estado.