PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Ceará segue com cenário favorável a chuvas em todas as macrorregiões até esta quarta-feira, aponta Funceme

21 de abril de 2020 - 11:39 # # # #

Raios foram registrados em Fortaleza na madrugada de terça (FOTO: Reinaldo Jorge)
Raios foram registrados em Fortaleza na madrugada de terça (FOTO: Reinaldo Jorge)

O Ceará deve apresentar predomínio de céu entre parcialmente nublado e claro com eventos de chuva em todas as macrorregiões até esta quarta-feira (22), pelo menos.

O cenário indicado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) se dá pela maior proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte da região Nordeste.

Deste a noite desta segunda (20), áreas de instabilidade associadas à ZCIT ela estão atuando no estado, o que, inclusive, colaborou para precipitações em mais de 100 municípios. O maior registro foi em Pentecoste, com 102,4 milímetros.

As chuvas esperadas até manhã deverão ter intensidades variadas, porém, há tendência de acumulados expressivos, principalmente na porção mais ao norte do Ceará.

Capital

Tanto em Fortaleza como na Região Metropolitana, há expectativa de mais precipitações na madrugada e manhã desta quarta-feira, em cenário propício a raios e trovões, como foi observado hoje.

“Quanto temos a presença de nuvens do tipo Cumulonimbus, é comum a ocorrência de raios e trovões devido ao grande desenvolvimento vertical deste tipo. Relâmpagos e trovões são nomes dados, respectivamente, à luz e ao som dos raios, que se formam quando uma certa área de uma nuvem acumula muita carga elétrica, seja negativa ou positiva. De isso ocorre, o raio é um meio de desfazer essa tensão por meio da transmissão de eletricidade”, explica Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme.