Aquiraz e Fortaleza registram suas maiores chuvas de maio

21 de maio de 2020 # # # #

Conforme análises elaboradas por meteorologistas da Funceme, áreas de instabilidade devem seguir trazendo chuva para o Ceará

Chuvas foram registradas em todas as macrorregiões (FOTO: Reprodução/Nur Andi)
Chuvas foram registradas em todas as macrorregiões (FOTO: Reprodução/Nur Andi)

Os municípios localizados na macrorregião do Litoral de Fortaleza receberam as precipitações mais significativas das últimas 24 horas, de acordo com dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Em Aquiraz e Fortaleza, inclusive, foram registrados os maiores acumulados do mês de maio para ambos os municípios com 78 e 65,2 mm respectivamente. Os dados referem-se ao intervalo entre as 7h desta quarta (20) e as 7h desta quinta-feira (21).

No Ceará como um todo, a Funceme aponta registros em mais de 70 municípios. Veja o ranking parcial:

-Aquiraz (Posto Berra Bode): 78 mm

-Fortaleza (Posto Castelão): 65,2 mm

-Fortaleza (Posto Pici): 52,4 mm

-Fortaleza (Posto Messejana): 49 mm

-Caucaia (Posto: Caucaia): 46,6 mm

-Fortaleza (Posto Fundação Maria Nilva/Água Fria): 46 mm

-Ipu (Posto: Damião): 37 mm

-Amontada (Posto Icaraí de Amontada): 37 mm

-Aquiraz (Posto Sitio Sapucaia Fagundes): 34 mm

-São Gonçalo do Amarante (Posto Santo Amaro): 33 mm

Previsão do tempo

Conforme análises elaboradas por meteorologistas da Funceme, áreas de instabilidade devem seguir trazendo chuva para o Ceará, especialmente na faixa litorânea e algumas áreas do interior até o próximo sábado (23).

“Recentemente, a Funceme indicou que, em maio, as chuvas se concentrariam a partir da segunda quinzena. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue afastada e não têm influenciado nas condições de tempo do estado. As precipitações que têm sido observadas estão sendo ocasionadas por áreas de instabilidade que se formaram sobre o oceano e também a leste do Nordeste”, explica a gente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.

Nesta quinta, a previsão aponta predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada na faixa litorânea e na região Jaguaribana. Nas demais regiões há possibilidade de chuva. 

Já para sexta, segue a tendência de céu com cobertura variada, mas com possibilidade de chuva no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas demais áreas, chuva isolada. Na Capital, as precipitações devem se concentrar na madrugada e manhã.