PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Região Jaguaribana, Maciço de Baturité e a faixa litorânea deverão concentrar principais chuvas até sexta-feira, aponta Funceme

10 de junho de 2020 - 10:38 # # # #

As precipitações são esperadas para o período entre tarde e noite e poderão ser ocasionadas pela atuação da brisa marítima e áreas de instabilidade (FOTO: Fábio Santos)
As precipitações são esperadas para o período entre tarde e noite e poderão ser ocasionadas pela atuação da brisa marítima e áreas de instabilidade (FOTO: Fábio Santos)

Áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico e do leste da região Nordeste deverão seguir colaborando para precipitações no Ceará até a próxima sexta-feira (12), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Conforme análise realizada na manhã desta quarta (10), a tendência é que as áreas mais a leste, assim como a faixa litorânea concentre os maiores acumulados, mesmo que a expectativa não seja de chuvas tão expressivas nestes próximos dias.

Para hoje, a previsão é de chuva isolada na região Jaguaribana e de possibilidade no litoral e no Maciço de Baturité. De acordo com a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, as precipitações são esperadas para o período entre tarde e noite e poderão ser ocasionadas pela atuação da brisa marítima – circulação de vento que sopra do mar para o continente – em conjunto com as áreas de instabilidade.

Para quinta-feira (11), a tendência, neste momento, é de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na região Jaguaribana.

Já na próxima sexta, a Funceme indica, neste momento, chances de registros passageiros no litoral e no Maciço.

Balanço

Entre as 7h desta terça-feira (9) e as 7h de hoje, a Funceme registrou chuvas em 37 municípios. Os dados parciais indicam ainda que a região Jaguaribana concentrou os maiores acumulados:

Palhano (Posto Palhano): 53 mm

Morada Nova (Posto Fazenda Lacraia): 39,6 mm

Caucaia (Posto Sítios Novos) : 35 mm

Cascavel (Posto Guanacés) : 34 mm

Russas (Posto Peixe): 33 mm