PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Ceará registra chuva em cerca de 60 municípios

18 de junho de 2020 - 12:38 # #

Os maiores acumulados foram em Amontada e Fortaleza

As precipitações recentes foram associadas à aproximação de áreas de instabilidade que formaram sobre o oceano Atlântico e no leste da região Nordeste
As precipitações recentes foram associadas à aproximação de áreas de instabilidade que formaram sobre o oceano Atlântico e no leste da região Nordeste (FOTO: Lindomar Junior)

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, no que se refere ao intervalo entre as 7h desta quarta (17) e as 7h desta quinta-feira (18), chuvas em 62 municípios. Os dados são parciais.

Neste período de 24 horas, os maiores acumulados informados foram em postos pluviométricos de Amontada, na macrorregião do Litoral. Lá, os registros ambos de 63 milímetros em Icaraí de Amontada e Barra das Moitas. Com 54,4 mm, o pluviômetro do Castelão, apresentou a maior precipitação de Fortaleza. Os demais principais foram em:

Itapipoca (Posto Praia da Baleia): 43.8 mm

Fortaleza (Posto Messejana): 40.4 mm

Aracati (Posto Mata Fresca): 40.0 mm

Itarema (Posto Itarema): 37.0 mm

São Gonçalo do Amarante (Posto Santo Amaro): 29.0 mm

Mulungu (Posto Mulungu): 28.0 mm

Quixeramobim (Posto Belém): 23.0 mm

As precipitações recentes foram associadas à aproximação de áreas de instabilidade que formaram sobre o oceano Atlântico e no leste da região Nordeste em conjunto com a atuação de sistemas locais como a brisa marítima

Previsão

Ao longo desta quinta, a tendência é de predomínio de nebulosidade variável com possibilidade de chuva passageira e isolada ao longo da faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na também na Jaguaribana. Tais registros deverão correr entre tarde e noite.

Para sexta-feira, há tendência das chuvas se concentrarem mais no centro-sul (sul da região Jaguaribana, Cariri e boa parte do Sertão Central e Inhamuns), podendo ocorrer, principalmente, nos períodos da tarde e noite.