PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Inverno: Ceará segue registrando temperaturas mínimas expressivas

7 de julho de 2020 - 11:14 # # #

Cariri e áreas de serra têm apresentado tempo bem ameno

Em julho, Guaramiranga é o município com menor temperatura mínima média (FOTO: Bruno Izidório/Flickr)
Em julho, Guaramiranga é o município com menor temperatura mínima média (FOTO: Bruno Izidório/Flickr)

No dia 20 de junho, iniciou-se o inverno do Hemisfério Sul e, nessa época do ano, há uma queda na temperatura que, no Brasil, é mais sentida nas regiões Sul e Sudeste. No Nordeste, pela proximidade à Linha do Equador, a redução na temperatura é bem menor, mesmo assim, são sentidas pequenas variações.

No intervalo de 24 horas, a rede de Plataforma de COleta de Dados mantida pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou mínimas extremas de 15,4°C, no município de Barro,, 16,6°C em Tianguá e ainda 17,5°C, em Barbalha.

De acordo com a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, além do fato de estarmos no período do inverno do hemisfério, outros fatores com altitude e condições meteorológicas atuais acabam colaborando para a variação na temperatura.

“Em Barbalha e Barro, localizado no Cariri, contribuíram para o registro de temperaturas mínimas extremas a maior perda radiativa ao longo da noite, devido a ausência de nuvens. Assim, com maior perda radiativa, as temperaturas mínimas, que são aquelas registradas próximo às 6h da manhã, são mais baixas. Em Tianguá, soma-se a essas causas, o fato de estar localizado em região de serra, com maior altitude”, explica a especialista.

Frio na Capital

Entre esta segunda (6) e a manhã desta terça-feira (7), Fortaleza também registrou “frio”. Conforme a Funceme, a mínima extrema foi de 21,8°C. O observado tem explicação diferente.

“Na Capital, tivemos ontem, um dia nublado e com chuvas, mesmo sem grande perda radiativa ao longo da noite, foi possível sentir e registrar temperaturas mais amenas”, complementa Sakamoto.

Em junho, entre as cidades monitoradas pela rede de PCDs, Guaramiranga e Morada Nova têm as menores temperaturas médias mensais com, respectivamente, 17,4°C e 18,6°C. Na Capital, a normal climatológica é de 22,7°C.