PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Com chegada de setembro, rajadas de vento e céu claro deverão manter-se constantes

2 de setembro de 2020 - 13:23 # # #

Céu claro é tendência neste período (FOTO: Stepan H.)

Céu claro é tendência neste período (FOTO: Stepan H.)

O Ceará segue apresentando condições favoráveis para rajadas de vento entre 50,4 e 59,4 km/h até a próxima sexta (4), segundo previsão do tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta quarta-feira (2). O vento contínuo, principalmente na Ibiapaba e faixa litorânea, deverá ficar em torno dos 30 km/h.

A temporada dos ventos fortes no litoral do Ceará tem auge nos meses de agosto e setembro. No último mês, os maiores registros foram de 58,32 km/h em Tauá e 57,24 km/h em Sobral.

“Com o fim do período chuvoso alguns fatores influenciam a elevação da intensidade dos ventos. O mais importante é o deslocamento do Sistema de Alta Pressão Atmosférica do Oceano Atlântico Sul em direção ao Nordeste do Brasil e o outro é a redução na nebulosidade. Nesta época do ano, o Ceará fica ‘no meio do caminho’ entre a Alta Pressão do Atlântico Sul e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fazendo com que os ventos alísios fiquem mais intensos e constantes”, explica Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme.

Céu

Nos próximos dias, o Ceará deverá seguir apresentando predomínio de céu claro em todas as macrorregiões, porém, a Jaguaribana e Sertão Central apresentarão nebulosidade variável, principalmente pela manhã. Entre quinta e sexta, a faixa litorânea poderá concentrar um pouco mais de nuvens em relação ao esperado para hoje.

Em setembro, a média histórica de chuvas para o estado como um todo é de apenas 2,2 milímetros.