PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Projeto desenvolvido pela Funceme é um dos vencedores em premiação nacional em inovação

23 de dezembro de 2020 - 09:14 # # #

As atividades desenvolvidas pelo projeto vêm buscando compreender as variabilidades e tendências climáticas bem como os impactos sobre os ciclos hidrológicos e recursos no presente e no futuro próximo (FOTO: Michel Andrade)

As atividades desenvolvidas pelo projeto vêm buscando compreender as variabilidades e tendências climáticas bem como os impactos sobre os ciclos hidrológicos e recursos no presente e no futuro próximo (FOTO: Michel Andrade)

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) foi uma das vencedoras do prêmio Melhores Fornecedores Petrobras 2019 na categoria Destaques em Inovação – Pesquisa e Desenvolvimento. Em sua terceira edição, a companhia ampliou as categorias especiais que analisam projetos de fornecedores alinhados às práticas de ESG (environmental, social and governance) e à inovação.

O projeto vencedor é intitulado ”Projeção de Vazão Natural Afluente com Base em Previsão de Tempo e Clima”

, inseridos no Programa de Pesquisa em Ciências Ambientais, incluindo Meteorologia e seus impactos nos Setores de Recursos Hídricos, Agricultura e Energias (PPCA).

As pesquisas e soluções tecnológicas desenvolvidas iniciadas em 2016 tiveram como objetivos aprofundar os conhecimentos relacionados ao Tempo e Clima, buscando compreender as variabilidades e tendências climáticas bem como os impactos sobre os ciclos hidrológicos e recursos no presente e no futuro próximo, conhecimentos sobre os processos hidrológicos e o gerenciamento de recursos hídricos e da agricultura através de estudos experimentais e de modelagem, assim como através da análise de dados.

Os estudos elaborados pela Funceme buscaram ainda subsidiar informações sobre a recuperação de áreas degradadas, desenvolvimento de zoneamentos ambientais, novas técnicas de sensoriamento remoto para a identificação de alvos de interesse da temática ambiental; e desenvolvimento de ferramentas para o suporte à decisão do setor de meio ambiente. 

“O nosso sistema de Previsão de Tempo e Clima vem sendo fortalecido a cada ano que se passa com projetos como este de abrangência nacional. Este reconhecimento fortalece ainda mais a mudança implementada a partir de 2012 no nosso sistema de previsão, agora focado em modelagem numérica. A interação com os técnicos da Petrobras foi muito enriquecedora durante as discussões com a nossa equipe técnica. Ganhamos sempre neste processo colaborativo de co-construção junto aos nossos usuários das informações de Tempo e Clima”, comemora o presidente da instituição cearense, Eduardo Sávio Rodrigues.

Sobre o prêmio

Promovido desde 2018, o prêmio Melhores Fornecedores Petrobras tem o objetivo de reconhecer as empresas que tenham participação relevante pela entrega de produtos e serviços à companhia, com geração de valor e busca de excelência e fortalecimento do espírito de colaboração e parceria.