PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Último fim de semana de fevereiro deve seguir com condições favoráveis às chuvas

26 de fevereiro de 2021 - 18:03 # #

Ao longo desta sexta, as precipitações começaram cedo e seguem até a noite (FOTO: Marciel Bezerra)

Ao longo desta sexta, as precipitações começaram cedo e seguem até a noite (FOTO: Marciel Bezerra)

 

O último fim de semana do mês de fevereiro, que marca o primeiro mês da Quadra Chuvosa no Ceará, deverá ser de chuvas abrangentes, principalmente neste sábado (27). De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)

Ainda para a noite desta sexta-feira (26), as condições atuais favorecem chuvas em todas as macrorregiões do estado, exceto na faixa litorânea, onde os registros poderão apenas ser pontuais.

Para amanhã, a expectativa é de céu variando entre claro e parcialmente nublado ao longo da faixa litorânea, onde são esperadas precipitações isoladas, mas com uma maior abrangência no Litoral Norte. Já nas demais porções do Estado, a Funceme indica céu mais encoberto e chuvas mais contínuas.

Para o domingo (28), a área de abrangência com tendência de chuva deve reduzir levemente, mas as condições seguirão favoráveis. Neste momento, a expectativa é que Litoral Norte, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns e Cariri apresentem eventos de chuva, isto é, registros em mais de 50% das suas áreas. Já nas demais macrorregiões, precipitações isoladas.

Nestes próximos dois dias, o Litoral Norte, Litoral do Pecém e Ibiapaba, Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns deverão concentrar chuvas entre tarde e noite. No Litoral de Fortaleza, Cariri e no Maciço de Baturité, as chuvas deverão ocorrer, principalmente, entre a madrugada e início da tarde.

O cenário favorável para precipitações neste fim de mês se dá pela formação de áreas de instabilidade que se formaram sobre o oceano Atlântico e ainda uma leve aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principalmente no noroeste.