PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Fortaleza tem maior chuva e menor temperatura mínima de 2021

26 de março de 2021 - 12:57 # #

Capital vem apresentando acumulados importantes nesta semana (FOTO: Daniel Monteiro)

Capital vem apresentando acumulados importantes nesta semana (FOTO: Daniel Monteiro)

Fortaleza registrou, no intervalo entre as 7h de quinta (25) e as 7h desta sexta-feira (26), seus maiores acumulados de chuva de 2021.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os postos pluviométricos de Messejana e da Fundação Maria Nilva/Água Fria apresentaram 121,8 e 121,2 milímetros, respectivamente. Até hoje, a maior precipitação da capital cearense deste ano havia sido registrada entre os dias 7 e 8 de março. Na ocasião, a chuva foi de 85 mm.

Os acumulados em Fortaleza, assim como os demais ocorridos nos intervalo de 24 horas, estão associados, sobretudo, à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema meteorológico indutor de chuvas no estado durante a quadra chuvosa.

Além disso, as atuais condições de tempo colaboram para que a Capital apresentasse a menor temperatura mínima do ano. Conforme a rede de Plataforma de Coleta de Dados (PCD) mantida pela Funceme, o valor extremo chegou a 20,4°C por volta das 9h desta sexta.

Previsão

Entre esta sexta e o próximo sábado (27), Fortaleza e a Região Metropolitana deverão seguir com cenário favorável a mais precipitações. Conforme previsão elaborada na manhã de hoje, a tendência é de céu variando entre parcialmente nublado e claro com chuva entre a manhã e tarde, principalmente.