PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Em meio a importantes desafios para a ciência, Funceme dá posse a novos servidores

5 de abril de 2021 - 16:34 #

Profissionais já estão aptos a iniciar atividades (FOTO: Felipe Lima)

Profissionais já estão aptos a iniciar atividades (FOTO: Felipe Lima)

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) empossou, na manhã desta segunda-feira (5), 22 novos/as servidores/as. O momento é histórico, pois, em seus 48 anos de história, o grupo faz parte do 2º concurso realizado pela instituição.

A cerimônia de posse, que ocorreu na sede da instituição, no bairro Aldeota, em Fortaleza, considerou todas as medidas de isolamento e ainda contou com reforço na higiene. Na abertura, o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, falou da conquista.

“Aos novos servidores e servidoras, tenham a certeza que irão encontrar um ambiente de intensa colaboração institucional com atores municipais, estaduais, nacionais e internacionais, sempre com o foco no usuário final. A dinâmica da Funceme depende de vocês também, de como vocês encaram o serviço público, um ambiente que tem muito espaço para inovação, com vocês podendo agir como catalisadores desta inovação. Neste sentido, não se prendam apenas ao seu passado de pesquisa e ferramental de seu domínio, usem como algo a mais a oferecer e se abram aos novos conceitos e oportunidades que irão se apresentar diante de vocês. Saiam da sua zona de conforto, busquem novos desafios, ajudem-nos a preparar a nossa instituição para um mundo em constante mudança e a nos distinguir dos vários provedores de informação”.

O certame foi realizado em 2018. A abertura do concurso deu-se em maio de 2018 e contou com 3.198 inscrições. O processo de seleção foi composto de duas fases, sendo a primeira de prova e a segunda de avaliação de títulos. A convocação se deu em dezembro de 2019. Havia expectativa da nomeação ocorrer em 2020, porém, foi suspensa após o decreto relacionado à pandemia da Covid-19.

Integrante do quadro de profissionais desde o 1º concurso, a agrônoma e presidente da Associação dos Servidores da Funceme, Sônia Perdigão, aproveitou a posse da turma para dar as boas-vindas.

Presidente da ASFUN, Sônia Perdigão participou da luta para realização do concurso realizado em 2018 (FOTO: Felipe Lima)

Presidente da ASFUN, Sônia Perdigão participou da luta para realização do concurso realizado em 2018 (FOTO: Felipe Lima)

“É como se fosse a realização de um sonho. Isso começou lá atrás com a luta pelo Plano de Cargos e Carreiras. Foi uma luta de altos e baixos por 12 anos, mas estivemos juntos e conquistamos este Plano, que deu condição de fazer este concurso. Não desistimos e estamos aqui felizes com este momento. Vocês vão ver que a Funceme é uma instituição bem família, aqui nós nos sentimos aconchegados”.

Ainda na manhã de hoje, o oceanógrafo Diógenes Passos, que já atuou na Funceme com pesquisador bolsista e agora assume uma das vagas, celebrou a posse.

“Foram muitas noites acordadas, foram muitas saídas que tivemos que abrir mão e hoje parecem tão pequenas diante da grandiosidade que é este momento. Ontem, fiz memória das vezes que pude ir ao interior e conversar com pessoas simples e mais humildes que precisam tanto da informação que é gerada aqui. Eu vejo hoje todo este momento que a gente trilhou até aqui diante das incertezas, mas foi um grande aprendizado, Hoje eu posso olhar para cada um de vocês e vejo como são fortes”.

Empossados, os novos profissionais já estão aptos a realizar atividades em suas respectivas áreas. A lista é a seguinte:

-Alcione Guimarães Freire

-Ályson Brayner Sousa Estácio

-Anthony Carlos Silva Porfírio

-Bruno Dias Rodrigues

-Clécia Cristina Barbosa Guimarães

-Daniel Antônio Camelo Cid

-Dário Macedo Lima

-Diógenes Passos Fontenele

-Domingo Cassain Sales

-Evandro Moimaz Anselmo

-Francisco Augustinho de Brito Neto

-Iago Alvarenga e Silva

-João Gonçalves Filho

-José Marcelo Pereira Rodrigues

-Juliana Matos Vieira

-Rafael Cipriano da Silva

-Rafaela da Silva Alves

-Rafaela dos Santos Gomes

-Raimundo Nonato Farias Monteiro

-Renan Vieira Rocha

-Rousilene Silva Nascimento Diniz

-Vinícius Oliveira

Ao longo desta semana, como parte do processo de acolhimento, a Funceme realizará palestras virtuais envolvendo diversos temas. Entre convidados e convidadas estão o secretário dos recursos hídricos, Francisco Teixeira; a presidente da Comissão Permanente de Ética e Disciplina do Poder Judiciário, Nicole Albuquerque; Pedro Leite da Silva, professor da Universidade de São Paulo; Francisco de Assis Souza, professor da Universidade Federal do Ceará; entre outros.