PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Ceará segue com cenário favorável às chuvas, porém, há tendência de redução até sábado

15 de abril de 2021 - 12:11 # # #

Cariri seguirá com condições mais favoráveis ás chuvas (FOTO: Marciel Bezerra)

Cariri seguirá com condições mais favoráveis às chuvas (FOTO: Marciel Bezerra)

O Ceará deverá permanecer com cenário favorável a chuvas em todas as macrorregiões, porém, com tendência de redução na área de abrangência até o próximo sábado (17).

De acordo com análise das condições de tempo atuais e ainda resultados de modelos numéricos de previsão, o dia com maiores acumulados deverá ser esta quinta-feira (15), já que há o Cariri, a região Jaguaribana e a Ibiapaba apresentam condições para eventos de chuva, isto é, com registros em mais de 50% de suas respectivas áreas. Nas demais, as precipitações deverão ser mais pontuais e pouco expressivas.

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), para esta sexta (16), todas as macrorregiões deverão ficar sob previsão de chuvas isoladas, exceto a faixa litorânea, onde os acumulados deverão ser bem restritos.

Por fim, para o próximo sábado, a Funceme indica, neste momento, expectativa de acumulados pouco abrangentes em todas as regiões, ficando sob condições para registros em apenas de 5 a 20% dos territórios de cada uma delas. Porém, até lá, as condições seguirão sendo acompanhadas e, caso venham a mudar, uma nova previsão será informada.

O atual cenário se dá pela pouca influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que, apesar de apresentar uma segunda faixa de nebulosidade sobre o norte do oceano Atlântico, encontra-se mais afastada. As precipitações esperadas para o centro-sul se dão pela possibilidade de formação de áreas de instabilidades oriundas do leste da região Nordeste.

Balanço

No intervalo entre as 7h de quarta-feira (14) e as 7h de hoje, o Ceará apresentou chuvas em 91 municípios. O balanço parcial indicado pela Funceme mostra que os principais acumulados foram registrados mais ao sul do Estado, em conformidade com a previsão apontada anteriormente. São eles:

-Icó (Posto: Cascudo) : 90.0 mm

-Iguatu (Posto: Iguatu) : 86.0 mm

-Caririaçu (Posto: Vila Feitosa) : 77.0 mm

-Várzea Alegre (Posto: Boa Vista) : 71.0 mm

-Umari (Posto: Sitio Canto) : 63.8 mm

Os dados são preliminares e serão atualizados ao longo do dia, porém, reforça-se que são sempre referentes ao intervalo de 24 horas mais recente. Para acompanhar, basta acessar funceme.br/calendario.