PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Com mais de 41ºC, Redenção tem os maiores picos de temperatura do ano

9 de setembro de 2021 - 21:55 # # #

Redenção está distante 55 quilômetros de Fortaleza (Foto: Divulgação/Unilab)

Redenção está distante 55 quilômetros de Fortaleza (Foto: Divulgação/Unilab)

O município de Redenção, localizado na macrorregião do Mciço de Baturité, registrou, até esta sexta-feira (10), as maiores temperaturas máximas do Ceará neste ano.

De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o valor mais expressivo do ano entre os municípios monitorados ocorreu no dia 26 de agosto, sendo este de 41,7°C. Já o 2º maior, ocorreu nesta quinta-feira (9), com 41,3ºC. Barro, no Cariri, tem, até o momento, o 3º maior dado extremo de temperatura máxima: 41,1°C.

O período de setembro a dezembro, conhecido no Ceará como “B-R-O-Bró”-, é marcado por ser, historicamente, o mais quente do ano. Nesta época, as baixas umidades e as altas temperaturas tornam-se ainda mais intensas.

Em outubro, as temperaturas máximas médias costumam aumentar ligeiramente em relação a este mês. Em Fortaleza, por exemplo, a normal climatológica em setembro é de 31°C. Já no próximo mês, é de 31,2°C.

Além das temperaturas mais elevadas, a baixa umidade do ar, que é inversamente proporcional, pode apresentar valores mais expressivos durante o Br-O-Bró.

“O segundo semestre do ano é mais propício à baixa umidade do ar devido à escassez de chuvas. Assim, passamos a ter predomínio de céu claro ou com poucas nuvens. Nos horários mais quentes do dia, observa-se a queda na umidade, que é mais sentida no interior. Em cidades como Tauá, a umidade média mensal de 76% em abril cai para 42% em setembro. Em Fortaleza, a proximidade do mar faz com que os valores não sejam tão baixos, sendo que a média é de 71%”, explica a gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.