PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Previsão do tempo segue indicando céu com poucas nuvens e umidade em nível de atenção

21 de setembro de 2021 - 20:01 # # # #

Segundo semestre é historicamente seco (FOTO: Marciel Bezerra)

Segundo semestre é historicamente seco (FOTO: Marciel Bezerra)

O Ceará segue sem alterações nas condições de tempo e deverá permanecer com predomínio de poucas nuvens até a próxima quinta-feira (23) pelo menos.

De acordo com análise realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos(Funceme) na tarde desta terça (21), o centro-norte do estado poderá apresentar cobertura variada de nuvens nesta quarta-feira (22) e na porção sul, céu claro.

Já para a próxima quinta, a tendência é que o Ceará apresente céu sem nuvens em todas as macrorregiões.

Tempo seco

Típico desta época, o interior do estado apresenta cenário meteorológico para baixa umidade do ar. Segundo a Funceme, o Ceará tende a apresentar valores entre 20% e 30% no centro-sul, principalmente nas macrorregiões do Sertão Central e Inhamuns, Cariri e parte da Jaguaribana e Ibiapaba, preferencialmente no período da tarde. Nos demais períodos os valores de umidade tendem a se elevar, podendo ficar acima de 40% em todas as macrorregiões.

As condições de tempo seco precisam ser observadas pois podem causar impacto na saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica os níveis de umidade relativa do ar nas seguintes proporções: 

– Estado de observação: 40% a 31%;

– Estado de atenção: de 30% a 21%;

– Estado de alerta: de 20% a 12%.

O órgão recomenda ainda evitar a exposição ao sol e a realização de atividades físicas quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%. Neste caso, o Ministério da Saúde indica ainda o aumento da hidratação, ingerindo mais água, suco natural e/ou água de coco.