PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Acontece a IV Oficina de Autoria do Monitor de Secas Brasil

10 de novembro de 2021 - 12:35 # # # #

IV Oficina de Autoria do Monitor de Secas Brasil. (Foto: Renan Lutiane)

IV Oficina de Autoria do Monitor de Secas Brasil. (Foto: Renan Lutiane)

Nesta semana, até a sexta-feira (12), acontece a IV Oficina de Autoria do Monitor de Secas, na modalidade presencial; a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) sedia este treinamento que conta, também, com a participação de representantes da Agência Nacional de Água (ANA) e dos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná e Tocantins.

O intuito do encontro é a formação de novos autores da ferramenta de monitoramento regular e periódico da situação da seca, Monitor de Secas do Brasil, em 20 estados do país mais o Distrito Federal.

Sobre o Monitor de Secas

O Monitor de Secas é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca, e os resultados e informações sobre a situação são disponibilizados mensalmente indicando a evolução da seca na região.

A iniciativa surgiu no contexto da seca prolongada que vem assolando o Nordeste desde 2012 e é apontada como a mais grave dos últimos 50 a 100 anos. O evento extremo conduziu a pensar como melhorar a política e a gestão das secas no país, com o intuito de que seja um processo transparente, permanente e consistente.

O Monitor trata-se de um mecanismo de integração da informação de nível federal, estadual e municipal nas áreas de meteorologia, recursos hídricos e agricultura. Assim, a ação promove um esforço colaborativo entre diferentes instituições a partir de uma abrangência mais simples, que pode avançar gradualmente.

Conheça mais sobre o projeto acessando www.monitordesecas.ana.gov.br/.