PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme discute desafios científicos para Amazônia em evento internacional

3 de julho de 2023 - 14:12 # # #

O Instituto Francês de Pesquisas para o Desenvolvimento (IRD) promove, entre os dias 3 e 5 de julho, workshop regional na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Amazonas (UFAM). Como parceira de longa data da instituição europeia, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) integra o evento.

Durante os três dias, serão organizadas cinco mesas redondas em torno dos desafios científicos que o IRD pode aportar experiências, conhecimento e realizar a transferência de competência para os países da região amazônica.

No preâmbulo de tais discussões, estão previstas intervenções científicas, de organizações governamentais e não-governamentais, para oferecer uma visão regional do tema tratado em cada mesa e dos desafios que devem ser enfrentados nessas áreas.

Representando a Funceme, o presidente Eduardo Sávio Martins participará da mesa intitulada “Clima, água, gradiente terra-mar”, que terá como foco a máquina climática, seus efeitos desenfreados e os riscos que está causando na Amazônia, repercussões em escala regional e global, mas também no ciclo da água e avanços nas medições espaciais de seus diferentes compartimentos.

O painel será presidido por Abdelfettah Sifeddine, representante do IRD no México, América Central e Caribe.