PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Fim de semana: máxima de 36 °C no interior, chance de chuva rápida no Cariri e Litoral de Fortaleza; veja mais detalhes

18 de agosto de 2023 - 11:47 # # # # #

Tempo estável é característico de agosto (FOTO: Marciel Bezerra)

Tempo estável é característico de agosto (FOTO: Marciel Bezerra)

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê continuidade do predomínio das condições estáveis no Estado até domingo (20).

Nesta sexta (18), a tendência é de apenas céu com poucas nuvens em todas as macrorregiões. Já no sábado (19), há chances – ainda que remotas – de chuvas fracas e isoladas no Litoral de Fortaleza entre madrugada e manhã – e também no Cariri, no período da noite.

Tais precipitações esperadas para o litoral estão relacionadas ao efeito de brisa terrestre – que são ventos noturnos que sopram do continente em direção ao oceano. No caso do sul, há combinação de umidade, temperatura e vento.

Temperatura e umidade

Em razão do tempo estável, a tendência, no período da tarde, é de temperaturas máximas em torno de 36 °C em alguns municípios do Sertão Central e Inhamuns, da Ibiapaba e do Litoral Norte. Já as mínimas, no início da manhã, deverão apresentar valores entre 16 e 18 °C no sul e no noroeste do Estado.

Em Fortaleza e Região Metropolitana, picos de até 33 °C e mínimas em torno de 24 °C.

Em relação à umidade relativa do ar, durante a tarde, regiões do Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana e no Cariri deverão apresentar umidade relativa entre 25 a 35%, enquanto que no norte são previstos valores superiores a 45%, principalmente nos municípios próximos à faixa litorânea.

Ventos

Quanto aos ventos, a tendência é de rajadas em torno de 45 km/h na região litorânea bem como em áreas de serra.