PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme ministra capacitação em geoprocessamento de áreas ocupadas com aquicultura no Ceará

12 de março de 2024 - 10:41 # # # # # # #

Funceme facilita curso de geoprocessamento de áreas de aquicultura do Ceará. (Foto: Ascom)

Funceme facilita curso de geoprocessamento de áreas de aquicultura do Ceará. (Foto: Ascom)

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) realiza entre os dias 11 e 13 de março uma capacitação em geoprocessamento para técnicos da Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA) visando compartilhar, detalhar e atualizar as informações relacionadas ao mapeamento e monitoramento das áreas ocupadas com aquicultura no estado, o qual encontra-se sendo realizado pela Gerência de Meio Ambiente desde 2022.

 

A formação sistemática, fornece informações confiáveis e detalhadas sobre a distribuição espacial das áreas ocupadas com aquicultura no Ceará, tendo como base dados gerados a partir de imagens de satélites e aplicação de técnicas de geoprocessamento. As informações geradas neste mapeamento poderão ser utilizadas como subsídio para o planejamento do desenvolvimento da aquicultura local e uma melhor compreensão da distribuição espacial e dos impactos ambientais da referida atividade.

O curso surgiu após apresentação da Funceme do mapeamento de áreas ocupadas em aquicultura nos municípios cearenses à SPA e já está na segunda edição.