PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Chuvas atingem Centro-Norte do Ceará, incluindo Fortaleza

17 de dezembro de 2018 - 13:17 # # # #

Municípios da porção Centro-Norte do Ceará, incluindo Fortaleza e Região Metropolitana, amanheceram com chuva nesta segunda-feira (17). O cenário já havia sido previsto pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) desde a última sexta-feira (14).

Previsão realizada na manhã de hoje pelos meteorologistas da Funceme indica continuidade das chuvas no próximos dias, porém, com uma redução em relação ao observado entre este domingo (16) e a manhã desta segunda. Na imagem do satélite GOES-16, observam-se nuvens sobre o território do Estado associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Para hoje, o Ceará terá nebulosidade variável com eventos de chuva – cobertura variada de nuvens e com chuvas intermitentes – em todas as regiões. Já nesta terça-feira (18), há indicativo de precipitações no Cariri, Sertão Central e Inhamuns e na região Jaguaribana. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva. Por fim, na quarta-feira (19), há possibilidade de chuva no Litoral e no Maciço de Baturité.

O balanço parcial das precipitações indica ocorrências em, pelo menos, 21 municípios, sendo as maiores em Pacoti , Cruz e Guaramiranga  com 60, 28 e 24,4 milímetros, respectivamente . Em Fortaleza, o maior observado foi de 7,2 mm no posto da Água Fria. É importante reforçar que as chuvas que aconteceram após as 7h de hoje serão informadas somente amanhã.

Para acompanhar o balanço das chuvas, assim como a ocorrência delas em tempo real, basta baixar os aplicativos gratuitos da Funceme como o ‘Calendário de Chuvas’ e o ‘Funceme Tempo’, disponíveis para Android e iOS.

Temperatura

Com o tempo mais ameno, as menores temperaturas mínimas do Ceará entre este domingo e hoje foram registradas em Guaramiranga e Barbalha, com 18,9°C e 20,1°C. Em Fortaleza, a mínima neste intervalo de 24 horas foi de 25,2°C.