PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Previsão indica chuvas no Ceará neste 1º fim de semana de 2019

4 de janeiro de 2019 - 08:07 # # # # #

O primeiro fim de semana de 2019 no Ceará será com chuvas em determinadas regiões. Nas primeiras horas desta sexta-feira (4), a rede de radares mantida pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) já captou precipitações leves e isoladas nas áreas do leste do Estado, principalmente.

Até o momento, balanço indica registros em cinco municípios: Alto Santo (5 mm), Milagres (3,1 mm), Fortaleza (3 mm), Itapiúna (1 mm) e Jati (0,8 mm). Os dados são parciais e se referem ao intervalo entre as 7h de ontem às 7h de hoje. Para acompanhar a atualização, basta acessar o site da Funceme ou baixar o aplicativo Calendário de Chuvas.

Neste momento, os meteorologistas apontam poucas nuvens sobre o território do Ceará, porém, a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) – sistema que atua a 12 quilômetros da superfície e, dependendo da sua posição, colabora para a formação de nebulosidade – sobre o Nordeste e a atuação de áreas de instabilidade próximo à costa norte da região estão contribuindo para as precipitações recentes, assim como deverão auxiliar para as futuras.

Diante de tal cenário, a previsão para esta sexta é de nebulosidade variável com chuva no Maciço de Baturité, Cariri e na região Jaguaribana, além de possibilidade na Ibiapaba. Nas demais áreas, céu parcialmente nublado. Para o sábado, o cenário deve ser semelhante, mas com registros também na faixa litorânea.

“De forma geral, as precipitações devem ser leves, mas há chances de acumulados mais expressivos entre a noite desta sexta e o sábado, principalmente no leste do Estado”, indica o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz.

Para o próximo domingo (6), o Ceará terá nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões do Estado. Porém, é importante acompanhar as próximas atualizações, pois o cenário meteorológico será observado na tarde de hoje e ainda nas manhãs do fim de semana.