PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Chove em cerca de 150 municípios do Ceará pelo 2º dia consecutivo

7 de fevereiro de 2019 - 10:50 # # #

O Ceará registrou, pelo 2º dia consecutivo, chuvas em cerca de 150 municípios. Entre a última terça (5) e quarta-feira (6) houve registros em 152 municípios, já entre ontem e esta quinta (7), o balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta precipitações em 148. Os dados ainda são parciais.

De terça até hoje, os maiores acumulados aconteceram em Granja (108 mm), Várzea Alegre (80 mm) e Tianguá (77,4 mm). Neste intervalo, as chuvas estiveram associadas, principalmente, à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do Nordeste. Este é o principal sistema indutor de precipitações durante a Estação Chuvosa no Ceará, que vai de fevereiro a maio.

Para os próximos dias, o cenário continua favorável. A previsão do tempo elaborada pela Funceme na manhã desta quinta indica céu nublado com eventos de chuva em todas as regiões para hoje. Já para os próximos dois dias, o Estado terá nebulosidade variável com eventos de chuva no Litoral, na Ibiapaba, no Sertão dos Inhamuns e no Cariri, e possibilidade nas demais áreas.

Variáveis

No intervalo de 24 horas entre a manhã de ontem e de hoje, as temperaturas mínimas do Estado aconteceram em Guaramiranga (19,9ºC) e Jaguaruana (20°C). Já as máximas foram registradas em Jaguaribe (34,2°C) e Quixeramobim (34°C). Os dados são das Estações Automáticas da Funceme e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).