PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Março começa com chuvas isoladas nas regiões de Ibiapaba, Maciço de Baturité e na faixa litorânea

28 de fevereiro de 2019 - 18:19 # # # # #

áreas do centro-norte continuarão sendo mais beneficiadas com precipitações (Foto: Reilson Lima/Reprodução)

áreas do centro-norte continuarão sendo mais beneficiadas com precipitações (Foto: Reilson Lima/Reprodução)

A previsão do tempo atualizada na tarde desta quinta-feira (28) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para amanhã, 1º de março, é de nebulosidade variável com chuvas isoladas* na faixa litorânea e nas macrorregiões da Ibiapaba e do Maciço de Baturité, ou seja, áreas localizadas mais ao norte do Estado. Nas demais regiões, o ficará céu parcialmente nublado.

O cenário indicado é semelhando ao observado ao longo de hoje. As condições meteorológicas indicam continuidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) próximo à costa cearense, o que tem colaborado para chuvas em Fortaleza e municípios vizinhos.

Na análise realizada pelos meteorologistas da Funceme, o posicionamento do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) – cujo centro está a leste da região Nordeste, mas entre o continente e o oceano Atlântico – está dificultando as precipitações no centro-sul do Estado.

No intervalo entre as 7h desta quarta-feira (26) e as 7h de hoje, balanço ainda parcial reforça a previsão do tempo: registros de chuvas em 77 municípios, sendo a maior parte no centro-norte do Estado. Os maiores acumulados do intervalo de 24 horas foi em Jaguaruana (41 mm) e Groaíras (30 mm).

Para o sábado (2),a Funceme prevê nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte e possibilidade nas demais áreas. Amanhã, a avaliação do cenário para o feriadão será divulgado.

Para entender

É necessário ter a compreensão de que uma condição de previsão do tempo é usada para indicar a previsão meteorológica para uma grande área do Estado do Ceará (por exemplo, abrangendo mais de 10 municípios vizinhos) e descrevendo, aproximadamente, como poderá se comportar o céu visível para um observador à superfície da terra e situado em qualquer posição na área sob previsão.

Nebulosidade refere-se à fração do céu coberta pelas nuvens quando observado de uma localização em particular. Segundo as normas meteorológicas atuais, o céu é dividido em octas (entender como um círculo que pode ser separado em 8 partes, sendo cada uma delas um octa).

De acordo com o meteorologista Raul Fritz, uma condição prevista de céu parcialmente nublado, por exemplo, para um observador à superfície, é aquela para a qual no mínimo a metade (50%, ou 4 octas) até perto de 75% (6 octas) da área do céu, sobre o observador, se encontrará nublada, e sem previsão de precipitação, no período da previsão, conforme normas usadas na meteorologia.

*Condições de nebulosidade – Nebulosidade variável com chuvas isoladas significa que, para o período de validade da previsão o céu deverá se apresentar com cobertura variada de nuvens, ou seja, a fração de céu encoberta por nuvens será variável (não constante), e com chuvas (mais de 20% (1/5) até 50% (metade) da área sob previsão).