PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Semana começa com previsão de nebulosidade variável e chuvas isoladas no Litoral de Fortaleza e Maciço de Baturité

11 de março de 2019 - 12:23 # # #

Cobertura de nuvens sobre determinadas regiões não será constante (FOTO: Marciel Bezerra)

Cobertura de nuvens sobre determinadas regiões não será constante (FOTO: Marciel Bezerra)

O início da semana no Ceará começa com condições de chuva, principalmente para o centro-norte do Estado. O cenário é semelhante ao observado no fim de semana, segundo análise realizada pelos meteorologistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos (Funceme) na manhã desta segunda-feira (11)

Para hoje, previsão é de nebulosidade variável com chuva isolada no Litoral de Fortaleza e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, há possibilidade. Já para esta terça-feira (12), a Funceme prevê cenário semelhante. Na prática, o céu deverá se apresentar com cobertura variada de nuvens, ou seja, a fração de céu encoberta por nuvens não constante e com precipitações em 20% a 50% da área sob previsão.

VEJA TAMBÉM:

> Chove em mais de 50 municípios do Ceará neste início de semana

Devido à variação no posicionamento do Cavado de Altos Níveis (CAN), sistema que hoje está atuando no sul do Estado, houve uma redução das chuvas que eram esperadas para a faixa litorânea, incluindo o Litoral de Fortaleza, na manhã desta segunda. Tal variação deve ter influenciado no posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que ficou um pouco mais afastada da costa com relação a este domingo (10).

Para a próxima quarta-feira (13), espera-se um melhor posicionamento da confluência dos ventos alísios, que devem ficar mais junto à costa do Ceará e favorecendo às precipitações. Neste dia, a previsão indicada neste momento é de nebulosidade variável com chuva isolada em todas as regiões do Estado.

Apesar da previsão do tempo informada nesta manhã para hoje e os próximos dias, é importante realizar o acompanhamento diário das atualizações feitas duas vezes ao dia, pois sistemas como CAN e o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) são de baixa previsibilidade e movimentação rápida, podendo interferir nas análises indicadas.