PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme esclarece informações sobre suposta tempestade em Fortaleza causada por ciclone em Fernando de Noronha

2 de abril de 2019 - 16:10 # # # # #

Mensagens e imagens circulam nas redes sociais nesta terça-feira (2) com informações de uma suposta tempestade causada por um ciclone que se formará próximo de Fernando de Noronha, arquipélago brasileiro do estado de Pernambuco. Porém, de acordo com análise de resultados de modelos numéricos de previsão do tempo, não há condições para tal fato.

Segundo o meteorologista da Funceme Raul Fritz, foi observada, durante a manhã de hoje, uma circulação em torno de uma baixa pressão atmosférica (não intensa) na área de convergência dos ventos alísios (o que é comum), isto é, onde encontra-se a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), mas já dissipou-se. De qualquer modo, o cenário anterior já não se caracterizava favorável à formação de um ciclone tropical.

Fritz salienta ainda que a força de Coriolis, que costuma interferir no curso de qualquer corpo em movimento na superfície terrestre devido à rotação do nosso planeta, é fraca em regiões próximas à linha do equador, ou seja, não havendo, assim, condições favoráveis para gerar grandes tempestades rotativas com centros de baixa pressão atmosférica mais intensos, tal como ocorre com os ciclones tropicais.

Previsão

Neste momento, a previsão do tempo indica nebulosidade variável com chuva em Fortaleza nesta quarta-feira.