PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Semana começa com previsão de chuvas isoladas na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, Cariri e na Ibiapaba

8 de abril de 2019 - 07:23 # # # # #

Maior parte das macrorregiões do Ceará estão sob condições de chuvas isoladas (FOTO: Marciel Bezerra)

Maior parte das macrorregiões do Ceará estão sob condições de chuvas isoladas (FOTO: Marciel Bezerra)

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) atualizou na manhã desta segunda-feira (8), a previsão do tempo para hoje e os próximos dois dias.

Conforme análise de imagem de satélite, neste momento, nuvens são observadas sobre a faixa litorânea do Ceará devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de precipitações durante este período no estado.

Os meteorologistas da Funceme observam ainda a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o sul do Nordeste, mas este sistema não está interferindo nem de forma positiva, nem negativa. Há tendência que ele dissipe-se já amanhã.

No atual cenário, o estado terá, ao longo desta segunda, nebulosidade variável com chuvas isoladas na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, Cariri e na Ibiapaba. Nas demais áreas, há possibilidade de chuva. Isto indica que a cobertura de nuvens, de forma geral, não será constante sobre território do Ceará. Nas macrorregiões citadas, as precipitações cairão em 20% a 50% da área. Já nas demais, apenas de 5% a 20%. Já para esta terça-feira (9), a indicação, neste momento, é semelhante à desta segunda.

Apesar do cenário indicado na manhã de hoje, é necessário acompanhar as possíveis atualizações realizadas pela Funceme diariamente. As previsões são realizadas, diariamente, no início da manhã e no fim da tarde.

Balanço de chuvas

No que se refere ao intervalo entre as 7h deste domingo e as 7h desta segunda, o balanço parcial aponta registro de chuva em, pelo menos, 65 municípios. Os maiores acumulados informados até este momento foram em Orós (56 mm), Tabuleiro do Norte (29,8 mm) e Salitre (24 mm).