PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Com cenário mais favorável, centro-norte no Ceará tem previsão de céu nublado com chuva nesta quinta (25)

25 de abril de 2019 - 08:28 # # # # #

Fortaleza recebe chuvas desde o início da madrugada desta quinta-feira (FOTO: Marciel Bezerra)

Fortaleza recebe chuvas desde o início da madrugada desta quinta-feira (FOTO: Marciel Bezerra)

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica, na previsão do tempo para esta quinta-feira (25), céu nublado com chuva no centro-norte e, no sul do estado, chuvas isoladas.

Em análise realizada na manhã de hoje, os meteorologistas da Funceme apontaram que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre e principal sistema indutor de precipitações neste período do ano, segue próximo ao norte da região Nordeste.

Tal situação vem favorecendo às chuvas em todo o estado, porém, beneficiando mais a porção norte. Porém, para esta quinta, a indicação é de acumulados mais expressivos, principalmente no entorno da faixa litorânea.

No atual cenário, a cobertura de nuvens será mais constante. Além disto, naqueles territórios sob previsão de eventos de chuva, as precipitações se darão em mais de 50% da área, porém, sem, obrigatoriamente, atingir todos os municípios. Já nas macrorregiões com chuvas isoladas, as precipitações deverão cair de 20% a 50% do território.

Para esta sexta-feira (26), a previsão, neste momento, é semelhante, ou seja, céu nublado com chuva no centro-norte e, no sul, precipitações isoladas.

Na tarde desta quinta, a Funceme realizará uma nova análise das condições atmosféricas para indicar, se necessário, mudanças na previsão divulgada na manhã de hoje.